sexta-feira, 29 de novembro de 2013

O FIM DE UM CICLO

Encerrei hoje minha presença diária no programa CIDADE ABERTA, por mim produzido e apresentado pela Rádio Vale do Tietê. Foram 170 programas. Decidi encerrar o programa, para não promover mudanças na linha editorial. A decisão tomada ontem à noite, foi comunicada à direção da emissora em carta pessoal ao Diretor Rogério Ingracia Victar. Havia planejado apresentar o programa normalmente nesta Sexta Feira e só no encerramento comunicar que CIDADE ABERTA deixaria de existir mas, instantes antes de entrar no ar, mudei de opinião. Microfone aberto, fiz a justificativa:

Encerro hoje, aqui e agora, mais uma etapa profissional em minha vida. Estou feliz e orgulhoso pela oportunidade concedida pela Diretoria da Rádio Vale do Tietê, com agradecimento especial aos meus amigos Rogério Ingracia Victar e José Abud Victar. Desde o dia 1º. de Abril quando foi ao ar pela primeira vez o CIDADE ABERTA, falei diretamente para as pessoas da minha querida cidade de José Bonifácio, mostrando suas aspirações, seus sonhos, suas queixas.

A proposta do programa CIDADE ABERTA, acredito, foi alcançada, pois transformou-se no canal popular preferido para o debate das idéias, sem ódio, mas também sem medo. CIDADE ABERTA é, desde então, a voz do cidadão e das cidadãs de José Bonifácio, das pessoas humildes ou não, sem face e sem história, que não conseguiam fazer chegar aos ouvidos e gabinetes públicos, suas necessidades e suas esperanças.

O caminho não foi fácil, mas o desafio não me amedrontou. Tudo o que foi dito e debatido aqui por mim, foi em defesa dos interesses reais do povo, sob minha responsabilidade profissional. Vocês, moradores da minha cidade, ouvintes do CIDADE ABERTA, sabem que sou um profissional de Imprensa com muito orgulho, um jornalista com cicatrizes pelo corpo, conquistadas na luta constante pela valorização e respeito aos cidadãos, não importando o credo político ou religioso, a cor da pele, ou a posse financeira. Vocês conhecem meus princípios e meu código de ética.

Não sou melhor do que ninguém nesta comunidade. Não sou o inimigo rançoso de governantes e poderosos como muitos me rotulam. Ao contrário, não tem ninguém nesta cidade que deseja com tanto ardor que eles acertem no desempenho de suas funções públicas. Sempre disse que uma Prefeitura é a maior empresa da cidade, da qual a comunidade é dona absoluta. O Prefeito, os Vereadores, os detentores de cargos públicos em todos os escalões, são apenas gestores. Nós, o povo, os escolhemos para serem os administradores legais por período determinado. Somos nós que pagamos seus régios salários. Nunca, em todos os programas CIDADE ABERTA, foi priorizado em quem eu ou você votamos. Venceram a eleição, democraticamente, os que foram desejados pela maioria do povo. Então, cabe a nós aceitar o resultado das urnas e desejar que os homens públicos façam o melhor trabalho, dedicando-se com amor e muita responsabilidade para a solução dos problemas coletivos.

O tempo de um governo é limitado e as mudanças exigem boa vontade, rapidez e discernimento. Um dia já é tempo mais do que suficiente para mudanças significativas em nossas vidas. O que dizer então de uma semana? Ou dez dias? E um mandato de quatro anos, então? Vejo, com tristeza, que mudanças ocorrem sim, mas com prejuízos que dificilmente serão reparados, pois a lentidão na tomada das decisões, muitas delas que não são as desejadas pelo povo, causam transtornos.  E quando isto acontece, o mal está feito, sendo doloroso e oneroso qualquer reparo.

É por isto que sempre defendi e apregoei que vigilância popular sobre os governantes tem que ser constante. O ser humano comete falhas, eu cometo equívocos, você que me ouviu ao longo destes meses pode ter sido induzido ao erro. Entendo que um administrador público não deve isolar-se em seu gabinete refrigerado e não pode governar sozinho, soberano. Mas, como faríamos eu e você caro ouvinte se fôssemos os responsáveis pelo comando de uma cidade? Certamente, outras seriam as decisões, porque os pensamentos e o modo de agir nunca são iguais. Dizem que sempre é mais fácil criticar e isto, reconheço. Mas, e as soluções? Quais são os nossos planos e sonhos para uma cidade caro ouvinte?

Todos nós temos razão. Estranhamente, nenhum dos lados, seja o Governo ou o Povo, não são depositários da razão absoluta. O que provoca animosidade numa comunidade é a certeza do absolutismo das idéias, a necessidade de certos governantes imporem-se para uma plateia. Assim fazendo cometem estes, o primeiro e crucial erro e quem sofre com isso é a população como um todo. A fortuna do dinheiro público que é empregada para esse cívico teatro daria para solucionar quase todos os problemas, deixando esta nossa cidade bem próxima do ideal e daquilo que todos queremos.

Infelizmente, a esperança e o sonho do povo esvaem-se, já que continuam exatamente iguais, a perversidade e o egoísmo, latentes e em grau maior. Mas por que isso? E no Brasil? Bem, a corrupção fez escola, é a mesma de sempre, os governantes pouco se importando com o sofrimento dos governados. A chuva que cai, provoca danos materiais imensos, ceifando preciosas vidas. O calor causticante queima e mata em muitos pontos do Brasil. O dinheiro público continua sendo desviado para cofres secretos e pessoais. Legisla-se e locupleta-se em causa própria. A economia está na gangorra apesar das ufanistas falas oficiais.

É uma pena, pois se houvesse disposição para administrar corretamente uma cidade e o País, se estimulada fosse uma verdadeira união entre o povo e o Governo, haveria a guinada tão desejada para o bem geral. O que desejo, e o que vocês querem ouvintes é o mesmo, desde sempre: paz, alegria, prosperidade material e espiritual, saúde, moradia, emprego, segurança pública, transporte público eficiente, educação com qualidade, salários condizentes, condições ideais para viver e, principalmente, aplicação correta dos tributos públicos. Muito difícil isso? Acho que não. Só é preciso vontade política e ação.

É isso que busquei debater em igualdade de condições aqui na Rádio Vale do Tietê, em especial neste programa CIDADE ABERTA! Mas hoje, agora, encerra-se um ciclo. Estou me despedindo e deixando um agradecimento ao Rogério, ao Zeca Abud, eles Diretores da Vale do Tietê, pelo apoio, a oportunidade e a liberdade para produzir e apresentar este CIDADE ABERTA. Deixo também o abraço fraterno ao Diogo Chiba, técnico competente que tanto colaborou comigo. À Adriana, Secretária da emissora, meus respeitos. Ao Edilson de Oliveira, excelente apresentador, que auxiliou-me em tudo que precisei. Ao Fernando Betoli, nossa “voz padrão” que produziu e gravou com muita competência e profissionalismo, as chamadas e vinhetas do programa. Vocês, sempre me incentivaram e torceram pela audiência e sucesso da emissora. Por último, um agradecimento especial a você, ouvinte, que em todos os dias, dedicou seu tempo, seu carinho e sua audiência, dividindo conosco os sonhos por uma cidade melhor. Saibam todos, meus anônimos companheiros de trabalho e ouvintes, que estão acolhidos em meu coração, os bons momentos aqui vividos, pela luta travada. Há novos caminhos para trilhar e sigo sempre em frente, cabeça erguida, consciente do que precisa ser feito. Com orgulho do que fiz, sem arrependimentos.
Somos todos vencedores! Que continuemos lutando, sem medo, com a certeza da desejada vitória, pela José Bonifácio que queremos, por uma sempre e verdadeira CIDADE ABERTA.

Muito Obrigado!

8 comentários:

  1. Caro CL Hairton, parabéns pelo trabalho realizado e pela coragem em se afastar do que muito prezava! Continue com sua fala eloquente e sua sarcástica visão da Política Brasileira....

    ResponderExcluir
  2. Meu amigo de longas e duras batalhas Hairton Santiago . Quero expressar aqui os meus parabéns pelo brilhante e zeloso trabalho que voce fez diante de nossa Rádio Vale do Rio Tietê . Aliás , o trabalho não poderia ter saido de forma diferente , pois tudo que voce faz é brilhante . Não dê bola aos comentários maldosos , pois esses fazem parte de nossas vidas . Ser chamado de corneteiro pelo seu trabalho é uma honra . Um abraço !!! Eduardo Carli

    ResponderExcluir
  3. Seja bem vindo a nossa turma...

    Fazer blogs é meu passatempo preferido, levar imagens e mensagens pelo mundo afora é fascinante. Coisa que o Face não faz.

    Posto fotos nos blogs logo são mostradas no GOOGLE, no FACE se perde no tempo e no espaço.

    Gostaria de mostrar imagens lindas da nossa cidade, para fazer isso é uma tarefa de garimpagem. Bem você sabe melhor do que eu, fica bem de frente ao mais "bela Praça" da cidade.

    ResponderExcluir
  4. Sei bem o que vc está sentindo... foi assim com o nosso TRIBUNA LIVRE, lembra!
    abraços
    MARCO BUCATER

    ResponderExcluir
  5. Caro Hairton,
    Com tristeza ouvi sua saída do Cidade Alerta. Agora leio essa missiva muito bem escrita. A qual traduz a verdade. Manterei em arquivo paro os anais dessa cidade. Sei o quão é difícil comentar a política no nosso Brasil.
    Em Bonifácio mais difícil ainda. A cidade carece de programas no estilo produzido na linha do Cidade Aberta.
    Como as trincheiras se fecham, temos que procurar abrir outros campos de batalha. E um blog sob sua produção é muito bem-vindo.
    Zewelto

    ResponderExcluir
  6. Fico feliz agora vendo você escrever. Toda a população vai ganhar com suas observações e opiniões.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns , pela coragem , e missão cumprida .
    muitas vezes voltamos da guerra cheio de cicatrizes , com o coração ferido e a mente conturbada , mas refletir é preciso , encher-se de animo , pois a vida continua .

    ResponderExcluir