sexta-feira, 7 de março de 2014

UNIFESP INCOMODA MORADORES EM OSASCO


Meu estimado amigo Ricardo Dias, Ator, Escritor, Jornalista, Professor Universitário e seus vizinhos em Osasco, região Oeste da Grande São Paulo, estão desolados. Ricardo mora nas imediações de um terreno pertencente à UNIFESP - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO. Ali, deveria ter sido iniciada as obras do Campus Osasco da Unifesp. Deveria. Mas não foi. E faz tempo, seis anos. A UNIFESP já ocupa as instalações da FAC-FITO, "doadas" pelo ex-Prefeito Emídio de Souza (PT), fato que gerou profunda comoção na cidade. A FAC-FITO, um primor educacional, despejada sumariamente, está em precárias instalações em imóvel construído as pressas. As informações que recebo dos inúmeros amigos de Osasco, relatam os prejuízos que essa medida provocou para a FAC-FITO. Ao que parece, ela não sobreviverá, está na UTI em estado terminal. Lamentavelmente.

O terreno do campus comprado com dinheiro público pela UNIFESP, continua abandonado, servindo como depósito de lixo de todo tipo, despejo de animais mortos, ponto de encontro de pessoas desocupadas e drogados. Transformou-se em chaga urbana na cidade. Posso imaginar o que isso causa de incômodo à população do seu entorno. Pois bem, Ricardo publicou no Facebook um apelo dramático visando sensibilizar quem de direito para solucionar o problema comunitário. Eis o que ele postou:

“Prezada reitora da UNIFESP Osasco

Em meu nome e em nome de moradores das imediações do futuro campus da UNIFESP, venho lembra-la das péssimas condições de conservação em que se encontra o local, tomado por lixo, e verdadeiro criadouro de ratos e baratas. Além de que, tornou-se ponto de encontro de marginais e de desova de carcaças de automóveis depenadas e carbonizadas. Quando soubemos que o terreno havia sido adquirido pela UNIFESP, ficamos contentes e na expectativa de que o local fosse usado para que se estabelecesse em nossa cidade, uma das mais respeitadas Universidades do País. No entanto, seis anos depois, poucas pessoas acreditam que isso um dia venha a acontecer, e só lamentam que o terreno hoje seja de propriedade da Instituição. Eu ainda acredito que os senhores vão tomar providências a respeito, mas, por favor, é preciso que isso seja feito logo. Venham até aqui, tomem posse do terreno, façam um trabalho social com os moradores das proximidades, deem-nos um prazo, uma perspectiva. Até quando vamos ficar esperando uma atitude dos senhores? Por favor”.

Ricardo é pessoa de bem, educado ao extremo, boa alma, incapaz de fazer mal a uma simples borboleta, quanto mais ao ser humano. Um gentleman, cavalheiro. Conheço-o profundamente, são longos anos de amizade verdadeira e convivência profissional. Se ele reclama numa rede social é porque as queixas que não são só suas, mas da comunidade de Osasco, não estão sendo ouvidas. Queria eu ter a paciência e a educação que o nobre colega Ricardo Dias demonstra. Mas não sou como ele. Então, aqui está: Prefeito Jorge Lapas, Secretário de Obras, Polícia Militar de Osasco, Polícia Civil de Osasco, Câmara de Vereadores de Osasco, Bispo de Osasco, Padres de Quitauna, Pastores Evangélicos de Osasco, OAB, Emancipadores de Osasco, Imprensa de Osasco, Povo de Osasco, onde estão todos que não enfrentam e não resolvem esse problema vergonhoso na minha querida cidade? Vamos agir meus camaradas. Até quando esse descaso com o bairro e o povo? Por que vocês dirigentes  Executivos, não ajuízam ação judicial para obrigar a Diretoria da UNIFESP e por extensão o Governo Federal a qual é subordinada, para equacionar essa coisa danosa para o Município? Desculpem-me, mas não posso me calar ante essa vergonhosa situação. O povo merece respeito.

Fico surpreso e intrigado também, por que a Imprensa local como um todo, não coloca a mão dentro desse vespeiro chamado "UNIFESP EM OSASCO" que ainda vejo até prova em contrário, como uma terrível enganação e ninguém do "Poder Político" consegue explicar. Alô colegas jornalistas de Osasco, eis aqui uma excelente pauta. Digam isso aos patrões donos dos jornais, eles que são meus amigos, e falem que sou eu que estou cobrando uma explicação e uma matéria definitiva sobre o caso. Não só eu em particular, mas a maioria da população de Osasco, incomodada até hoje com essa história nebulosa chamada “Campus da UNIFESP em Osasco”.  Que não pensem que é intromissão minha neste assunto. Passei grande parte da minha vida, os melhores anos, estudando, morando e trabalhando em Osasco. Minha família está aí. Muitos dos meus antepassados estão sepultados aí. Meu filho nasceu ai. Não nasci nela, é verdade, mas tudo que sei e tenho foi conquistado com o suor que derramei neste chão abençoado, absorvendo com emoção principalmente o sentimento de luta e justiça pelos menos favorecidos. Contribuí, como pude, para a consolidação da autonomia e emancipação desta Osasco querida. E, se isto, minha vida de luta árdua e difícil em Osasco, não forem credenciais suficientes para reclamar ação e benefícios para o povo da minha “Cidade Trabalho”, atesto que sou por benemerência da Câmara Municipal, Cidadão Osasquense, título que muito me orgulha e que faço questão de ressaltar e ostentar.

Fica meu brado, meu chamamento, rememorando os heróicos emancipadores que conquistaram a autonomia desta gloriosa cidade de Osasco: À luta cidadãos! Osasco é nossa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário