domingo, 26 de janeiro de 2014

A QUEM INTERESSA ESSA NOTÍCIA?

Esse post interessa especificamente à população de José Bonifácio, cidade natal e também minha base profissional. Saiu daqui a divulgação de página do Diário Oficial do Estado, onde consta a nomeação da sogra do Presidente da Câmara Municipal, Vereador Cássio Gallo, como Assessora do Deputado Estadual Orlando Bolçone (PSB), ocorrida em Julho do ano passado. Particularmente eu tinha conhecimento dessa nomeação há muitos meses, pelo hábito de pesquisar o D.O. e Atos do Governo do Estado, na garimpagem diária de assuntos relacionados à nossa região. Não entro no mérito da nomeação, é questão de fôro íntimo do ilustre Presidente da Câmara. Eu, se estivesse no lugar dele, jamais agiria assim, indicando familiar em linhagem direta para cargos políticos. Mas cada um atua como recomenda a consciência.
Aqui na cidade todos sabem que estou aborrecido e muito incomodado com a atuação do Senhor Presidente e de outros Vereadores, porque não os vejo trabalhando em defesa da população como desejam os eleitores, eu incluso, assevero. Portanto, sinto-me absolutamente a vontade para comentar com isenção essa divulgação da portaria contida no Diário Oficial do Estado. E só o faço, agora, porque fui instado por controvertido fake na rede Facebook, que teve a "gentileza" de incluir meu nome também como destinatário explícito da postagem imaginando talvez, que estava de posse de notícia sensacional e desconhecida. Recomendo, com a devida vênia, que façamos algumas indagações, tentando avaliar a quem interessa repercutir esse fato como uma imensa tramoia política.
Pensemos. Por que, somente agora? A quem é conveniente essa hipotética tentativa de desmoralização política do Presidente da Câmara após tantos meses do fato gerado? Muitas perguntas podem ser feitas e cada uma terá respostas divergentes. Repito, vejo a nomeação da familiar do Presidente como grave erro político e que atrapalha pretensões futuras deste em busca de cargos outros, como é seu desejo. Será que imaginou ele, neófito em política, que aqui lida-se com amadores? Que temos à nossa volta políticos vestais, mentes imaculadas, que só pensam e agem sem lançar mão de subterfúgios e que respeitam os adversários, pretensos futuros concorrentes? Que repudiam praticar pecadilhos políticos?
Não sejamos ingênuos, amigos. Neste altar não estão expostos santos milagrosos. Não nos precipitemos em condenações ou absolvições diante deste fato divulgado, em particular. Vendo a origem da propagação dessa página do Diário Oficial, com fato incriminatório da infantilidade política perpetrada pelo neófito Presidente, concluo que a ação publicitária interessa e muito a alguém. Quem? Não me aventuro a nominar porque provas irrefutáveis não as possuo. Mas a intuição leva-me a suposições, quase a conclusões.
Posso apenas relatar aqui, que vejo o momento político em José Bonifácio como extremamente delicado. Decisões governamentais - parlamentares e executivas - devem ser tomadas urgentemente pela classe política, porque não é mais possível a convivência com a impaciência popular por mudanças anunciadas e que não foram adotadas. Em uma semana a Câmara volta a atividade após o recesso de Janeiro, e pelo que vislumbro, os ilustres Vereadores não terão outro caminho a não ser cobrar com veemência o Executivo.
Não será confortável e fácil para o Poder Executivo suportar a avalanche de críticas que se espera da Câmara. Executivo e Legislativo agem em consonância há um ano, dissociados dos reclamos populares. A melhor defesa é o ataque, como recomenda manuais militares. E, ao que parece, o Executivo constrói sua muralha. Lançada agora ao público, como fato altamente pecaminoso a nomeação da sogra do Presidente da Câmara de José Bonifácio para ocupar um cargo no Gabinete do Deputado Bolçone, no lugar que era dele, o assunto vai consumir dias seguidos, pois a opinião pública adora coisas assim. Desvia-se o foco das queixas populares. Aguarda-se uma semana inteira de tricas e futricas para todos os gostos. Sem contar que no dia 30 próximo, haverá a audiência pública para montagem do plano de saneamento básico municipal. Assunto polêmico, apaixonante, que já gera especulações as mais diversas, que passam da venda do sistema para a estatal Sabesp, ou até a privatização. O Prefeito nega, pés juntos e mãos ao céu, que abrirá mão do controle administrativo do serviço de água e esgoto.
Não estou, repito, defendendo o movimento desajustado neste tabuleiro de vaidades do xadrez político, assumido pelo Presidente da Câmara. Só uma questão final, porque muito me alonguei. Por que só agora divulgam essa nomeação da sogra do Presidente da Câmara, se era fato conhecido nos meios políticos desde Julho do ano passado? Quem ganha agora, com a incômoda publicação? Fiquem todos absolutamente a vontade para os comentários, sem ofensas aos atores políticos, mas em alto nível.

Um comentário:

  1. Casos , Causas e Fatos , uma politica cheia de manipulações , troca de favores , corrupção , uma sangria que vem minando o eleitorado e diminuindo o interesse no voto .
    Atividades de cunho politico assoberbado de pura ganância e olho cumprido sempre na próxima gestão , mas o povo ...coitado vem tomando na tarraqueta e pagando o pato .
    Em quem confiar ? em quem votar ?Já não faz a diferença , não soma , não muda .
    Uma elite que manipula a massa , e se apresentam a anos o mesmo projeto de governo , Pão e Circo .
    Onde estão a promessas de campanha ......
    Cade a mudança , onde esta a Câmara atuante , a impressão é que nem existe .
    O POVO ESTA CANSADO . e não pensa que não estão vendo ......
    Estão fartos de mentira , nepotismos , corrupção , favores .
    É Necessário que se mude tudo novamente e que seja tudo novo de novo , nada de reeleição , só assim teremos a chance de usar a arma chamada VOTO .

    ResponderExcluir